Vereador Wagner Ferreira entrega Moção de Aplausos em reconhecimento ao trabalho de coletivos de plantio em prol do meio ambiente em Belo Horizonte

FOTO: Samuel consentino

Em reconhecimento pela luta em prol do meio ambiente em Belo Horizonte, o vereador Wagner Ferreira (PDT) entregou nesta quinta-feira (29 de junho) Moção de Aplausos para representantes de cinco coletivos de plantios com atuação na cidade: Mais Árvores, Instituto Árvore, Pomar BH, Educambie e Pracinha de Comer – Barreiro. O vereador agradeceu o empenho dos ativistas e colocou o gabinete parlamentar à disposição para a continuidade da parceria.  

“Estamos terminando o mês do meio ambiente com muita luta e uma das formas que a Câmara Municipal tem para homenagear e reconhecer o trabalho das pessoas, cidadãos e cidadãs de Belo Horizonte, por uma cidade melhor, são as Moções de Aplausos. Fizemos essas moções a todos os coletivos que estão na luta pelo nosso meio ambiente e entregamos hoje, em nome da Câmara Municipal e assinado por nós, em reconhecimento a toda luta, todo trabalho de vocês”, destacou Wagner Ferreira.

O vereador ressaltou que, embora simbólica, a moção estreita os laços com os coletivos de plantio para a defesa do meio ambiente, uma das bandeiras do seu mandato. “É muito importante para estarmos cada vez mais juntos nas lutas ambientais, nessa nossa caminhada”, disse.

Coordenador do Pomar BH, que revitaliza espaços públicos com o plantio de árvores desde 2017, Antônio Cândido apontou que o reconhecimento é motivador. “Eu quero agradecer essa moção em nome da família Pomar BH. Eu, sozinho, não faria nada. Direta e indiretamente, são mais de 300 pessoas envolvidas. A pessoa que não vai para o plantio ajuda de outras formas, fazendo a triagem do material que a gente recebe, divulgando o que estamos fazendo. Nosso trabalho cresceu muito em seis anos, de uma forma que não imaginávamos”, afirmou.

Antônio Cândido agradeceu o apoio de Wagner Ferreira. “Obrigado por estar sempre abrindo as portas e ouvindo os coletivos de meio ambiente. Você foi o primeiro parlamentar que nos recebeu diretamente, sem mandar assessor nos receber”. Juliana Minardi, do Instituto Árvore, também destacou a importância da parceria com o gabinete parlamentar e dedicou o reconhecimento aos demais voluntários do coletivo. “Eles fazem parte do trabalho, que lutam com a gente no dia a dia, assinam os abaixo-assinados, vão nas mobilizações, vão plantar com a gente”.

Para Adriana Aparecida Rodrigues, do Educambie, a Moção de Aplausos fortalece o coletivo. “É um marco de reconhecimento do nosso trabalho e um ânimo, o respiro que a gente precisa, pois sem reconhecimento não tem como darmos os passos. A mão estendida é fundamental, a gente agradece e espera que as portas continuem abertas para nós, que precisamos muito dessa força”.

Wagner Ferreira ressaltou que espera continuar contando com os coletivos. “O objetivo é sempre melhorar a nossa atuação e precisamos muito desse apoio para que a gente possa qualificar a atuação parlamentar”.